Laser de CO2 fracionado

O laser de CO2 fracionado é uma tecnologia que emite microfeixes de luz em pontos fracionados, vaporizando colunas microscópicas da pele e preservando áreas intactas ao redor. Isso acelera a cicatrização e estimula a produção de colágeno.

Mulher deitada com óculos protetores grandes recebe disparo de laser facial por profissional de luvas.

1. O que é o Laser de CO₂ fracionado?

É um tratamento dermatológico que utiliza tecnologia a laser para estimular a renovação da pele. Ele promove a formação de colágeno e melhora a textura, firmeza e aparência da pele, tratando sinais de envelhecimento, cicatrizes de acne, estrias, manchas e poros dilatados.

2. Como funciona o tratamento?

O laser de CO₂ fracionado emite feixes de luz em micropontos que penetram profundamente na pele, atingindo áreas específicas e preservando as regiões ao redor. A energia gera calor controlado que vaporiza a epiderme e parte da derme provocando microperfurações na pele, cuja regeneração promove a produção de colágeno. Ocorre troca da pele danificada por uma camada mais lisa e firme. A persistência de áreas pele não atingidas ao redor destes micropontos acelera a cicatrização, promovendo a regeneração da pele de forma mais rápida e eficaz.

3. Quais áreas podem ser tratadas?

As regiões mais comuns são a face, o pescoço, o colo e as mãos. Porém, outras áreas do corpo com sinais de envelhecimento, cicatrizes ou estrias também podem ser tratadas, conforme avaliação do dermatologista.

4. Quantas sessões são necessárias?

O número de sessões varia conforme o objetivo do tratamento e o tipo de pele. Em média, são indicadas de 1 a 3 sessões, com intervalos de algumas semanas entre elas. Casos mais leves podem ter bons resultados já na primeira aplicação. A melhora de peles continuam a ocorrer por até 6 meses após a última sessão.

5. O procedimento dói ou requer anestesia?

Pode haver sensação de calor e ardor durante o procedimento, mas ele é minimizado com o uso de creme anestésico tópico aplicado antes da sessão e ar frio durante a aplicação. Nas áreas mais sensíveis, é possível fazer bloqueio anestésico local para conforto máximo. Após o procedimento, é comum sentir uma sensação de ardência, como uma queimadura solar leve, que melhora em poucas horas.

6. Quais as principais indicações?

O tratamento ajuda a:

– Suavizar rugas e linhas finas
– Melhorar a textura e firmeza da pele
– Reduzir poros dilatados
– Clarear manchas e uniformizar o tom da pele
– Tratar cicatrizes de acne e cicatrizes em geral
– Melhorar o aspecto de estrias brancas ou vermelhas
– Tratar ceratoses actínicas superficiais

7. Quais os riscos deste procedimento?

Quando feito por um profissional habilitado, o procedimento é seguro. Os efeitos colaterais mais comuns incluem vermelhidão, inchaço, descamação e leve escurecimento temporário da pele. Em casos raros, pode haver o desenvolvimento de manchas, geralmente evitável com boa indicação e cuidados corretos.

8. Quais os cuidados necessários no pós-laser?

Após o procedimento, é essencial seguir as orientações médicas, que normalmente incluem:

– Lavar com sabonete suave e água fria 2×/dia.
– Aplicar pomada cicatrizante e compressas geladas nas primeiras 48 h.
– Uso rigoroso de protetor solar.
– Não coçar ou remover a pele descamando.
– Evitar maquiagem, piscina, sauna e exercícios intensos por 7 dias.

9. Qual o tempo de recuperação?

A recuperação varia, normalmente a pele leva de 3 a 7 dias para cicatrizar. A vermelhidão pode durar um pouco mais, mas é possível retornar às atividades em poucos dias, com os devidos cuidados.

10. Quando vejo resultados?

O “glow” inicial surge após a descamação da primeira semana. Rugas e cicatrizes suavizam de forma progressiva, com pico de colágeno entre 3 e 6 meses.

11. O tratamento é seguro?

Sim. Quando realizado por dermatologistas experientes, com avaliação individual e protocolos personalizados, o Laser de CO₂ fracionado é um procedimento seguro, eficaz e com resultados progressivos e duradouros.

Desenho minimalista do perfil de uma mulher de olhos fechados e cabeça levemente inclinada para trás.

Artigos sobre Laser de CO2 fracionado

Assim como os vasinhos das pernas, podemos ter vasos visíveis na face. Eles podem surgir por predisposição familiar, ou podem fazer parte de doenças de pele como a Rosácea. A......

Outros Tratamentos
Dermatologia Estética