A Importância da avaliação médica antes da Fototerapia

Mulher sorridente de jaleco branco senta-se à mesa com livros e flores, em ambiente de consultório elegante.

A consulta para a fototerapia é necessária e fundamental pois é preciso avaliar se o paciente está apto a realizar este tratamento.

Na consulta é o momento que se avalia a história pessoal e familiar do paciente e pode acontecer de identificarmos condições que contraindiquem este tratamento. No exame físico se avalia se o paciente possui lesões de pele suspeitas ou doenças de pele que possam impossibilitar a realização da fototerapia. Também são solicitados exames que nos indicam se o paciente não tem outras contraindicações que tenham passado despercebidas na consulta.

Mesmo que seu médico tenha indicado este tratamento, é importante avaliar novamente o seu caso. Não fazemos a fototerapia sem nossa avaliação de que o paciente irá ter benefício com este tratamento. Pode acontecer do seu médico dermatologista indicar o tratamento e nós não indicarmos. Este é um tratamento muito específico dentro da dermatologia e que poucos médicos dermatologistas têm experiência real com ele.

Tudo isto só é possível avaliar através de uma consulta detalhada e com tempo. Esta é a importância de realizar a consulta nos pacientes com indicação de fototerapia.


Publicado em 13 agosto de 2025

Categorias:
Dermatologia Clínica, Fototerapia